domingo, 26 de setembro de 2010

UNIDADE: 03- Prática Pedagógica e Mídias Digitais

ATIVIDADE: 3.8

SUBTEMA: Metadados TURMA: Ponte Nova

CURSISTAS: Inês, Elzeli, Maria Aparecida e Veralice:

ORIENTADORAS: Conceição, Nilma e Emanuelle

EXECUÇÃO DO PLANEJAMENTO

O projeto Poetas na Escola foi trabalhado com os alunos do 5º Ano da Escola Municipal “Hilo de Andrade”.

Através de uma conversa informal apresentamos aos alunos toda orientação e motivação a respeito de poesias e poemas conhecidos de autores famosos como Vinícios de Mores, Cecília Meireles, Carlos Drumon de Andrade e outros e que eles poderiam também usar suas criatividades em criar seus próprios poemas e poesias. Foi difícil controlar a euforia, pois todos ficaram interessados, convidamos os mesmos para pesquisarem na internet algumas poesias e poemas dos autores já descritos, a atividade foi realizada com grande proveito, ficaram conhecendo a vida de muitos deles e até mesmo a fotografia de alguns e ficaram encantados com tamanha descoberta e ao retornar a sala de aula cada aluno quis criar seus próprios poemas e poesias, tendo como título: O lugar onde eu vivo. E para a culminância deste projeto toda a escola foi convidada a participar de um Sarau de poesias e poemas na qual apresentaram de forma criativa suas produções e algumas de autores conhecidos. Ficamos surpresos com o resultado da atividade e selecionamos algumas para serem apresentadas nas demais escolas do município. Encerramos nosso Sarau com um festival de pipocas para a alegria da criançada.

Avaliações de produtos multimídia


UNIDADE: 03- Prática Pedagógica e Mídias Digitais -

ATIVIDADE: 3.2

TURMA: Ponte Nova

ALUNA: Elzeli Viana Miranda Soares

ORIENTADORAS: Conceição, Nilma e Emanuelle

Portal do professor

vídeo

Jacaré e espirobol [Tempo de brincar]

Apresenta vídeo onde crianças ensinam a brincar de duas brincadeiras: jacaré e espirobol

http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/genre.php?genreid=105

Vídeo

Educação Básica::Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual | Prevenção às doenças sexualmente transmissíveis/AIDS

AIDS - Situação de risco [Ligado em saúde]

Apresenta um programa que fala sobre a AIDS, explicando o que são as situações de risco às quais depois de expostas, deve-se fazer o teste para verificar a existência do vírus. A Assistente social Maria das Graças Vasconcelos explica que qualquer relação sexual desprotegida, ou seja, sem uso de preservativo, é uma situação de risco. Ela explica que muitas pessoas se expõem a situações de risco, pois os meios de comunicação não passam informações em quantidade e qualidade suficiente para serem assimiladas pela população. Maria das Graças também esclarece onde, quando e quem se deve procurar após passar por uma situação de risco

Origem

http://www.canal.fiocruz.br/programa/index.php?id=11

NOME: Elzeli Viana Miranda Soares

UNIDADE: 02 – Internet, hipertexto e hipermídia

TURMA: Ponte Nova

ATIVIDADE: 2.8

SUBTEMA: Registro digital.
ORIENTADORAS: Conceição, Emanuelle e Nilma.

Resultados do Trabalho


Deu para perceber que quando é usado a criatividade a participação e o interesse dos alunos é muito maior. Após ter ouvido a historinha apresentada no data show “A Borboleta Azul”, os alunos foram encaminhados para a sala de informática onde puderam navegar em hipertexto e até foram capazes de criar uns hiperlinks com algumas palavras da historinha, como: metamorfose, bondade, confiança, confraternização. Os alunos ficaram encantados e foi difícil acabar com a atividade. Ao retornar a sala de aula, pedimos para descreverem oralmente o que acharam da atividade, e os relatos foram incríveis e assim foi feita a avaliação desta aula.












Impressões sobre experiências de navegação

João do Mato, festa cultural de Sericita

Consta no histórico de Sericita uma tradicional comemoração no dia primeiro de Janeiro, denominada João do Mato, um misto de alegria e uma bagunça saudável. A realização desse evento mobiliza várias pessoas e está aberto a quem quiser participar crianças, adultos, jovens, terceira idade, etc.
As pessoas se caracterizam de forma não convencional, de acordo com a criatividade de cada um, há um lugar específico para a caracterização das pessoas e a partir desse local é traçado o percurso por onde eles irão passar, retornando em seguida ao local de origem.

É muito engraçado e divertido, algumas pessoas são impossíveis de se reconhecer, homens que se vestem de mulher e mulheres que se vestem de homem, monstros, muitos impossíveis de se identificar, não é possível saber quem é quem.
Com fim da passeata, no seu local de início, a comemoração ainda continua. Uma festa típica, com música e muita comida.

O objetivo principal é não ser identificado por ninguém, despertando a curiosidade nas pessoas que estão os vendo passar, muitas pessoas vão acompanhando durante a passeata.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Trabalho por projetos

NOME: Elzeli Viana Miranda Soares UNIDADE: 01-Tecnologia na sociedade, na vida e na escola TURMA: Ponte nova ATIVIDADE: 1.7 SUBTEMA: Trabalho por projetos ORIENTADORAS: Conceição, Emanuelle e Nilma. 
Diante do site pesquisado pude perceber que o trabalho com projetos em escola é uma maneira de inovar e também é a base para construção de ensino aprendizagem com melhores qualidades de rendimento do educando. Pois através de realizações com projetos as crianças sentem o prazer de interagir com os colegas, e estão sempre buscando novas descobertas para sua aprendizagem. 
De acordo com a professora Bia projetos é um otimo recurso para ensinar desde os anos iniciais, pois além de motivador, esta ferramenta faz com que os alunos construam seus conhecimentos interligando as diversas áreas da aprendizagem: fazem com que os alunos compreendam as relações existentes entre as linguagens e dão a eles a oportunidade de transformar a sala de aula em uma comunidade de investigação e pesquisa. È uma pena que nem todos os educadores não se preocupam em inovar com as grandes mudanças que vem surgindo em nosso dia-a-dia.





Referências Bibliográficas


http://4pilares.net/text-cont/varios-projetosdidat.htm


Tecnologia na sociedade, na vida e na escola.

ATIVIDADE: 1.5
NOME: Elzeli Viana Miranda Soares
DISCIPLINA: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola.
TURMA: Ponte Nova

FICHAMENTO
Ensinando e aprendendo com tecnologias e mídias digitais/ Papel do professor

Alunos do Ensino Fundamental das séries iniciais. Projeto Museu de fotos: Rede Municipal de ensino de Sericita: 2009.
O projeto envolveu os alunos do Pré-escolar ao quinto ano num trabalho interdisciplinar com o objetivo de despertar nas crianças a curiosidade e o interesse pelo a história do passado de nosso município bem como as histórias de vida de seus moradores.
Os alunos fizeram uma ampla pesquisa através de visitas e entrevistas a moradores mais velhos, onde resgataram fotos antigas e registraram sua história. Posteriormente os textos produzidos foram digitados e as fotos digitalizadas para reprodução, com esse material foi montado uma exposição desses trabalhos à comunidade, que se divertiram lendo as histórias e vendo as fotos de pessoas conhecidas das diversas localidades de nosso município.




Quem sou eu como professor e aprendiz?

Quem sou eu como professor e aprendiz?
Sou professora da rede municipal de Sericita,do Ensino Fundamental das séries iniciais, tenho pouca experiência profissional, mas pude perceber que os alunos hoje tem novas necessidades na construção de seus conhecimentos, a tecnologia da informação e da informática está cada vez mais ampla e inserida no contexto social e escolar, portanto se torna grande a necessidade de buscar e conhecer essas novas tendências para inserção da mesma no nosso meio.
Como aprendiz me dedico sem medir esforços em aprender a aprender a ensinar e não me envergonho quando me deparo com situações onde tenho que buscar informações com colegas e até mesmo meus professores, pois assim que terminei meu curso de pedagogia senti enorme necessidade de uma especialização portanto estou finalizando a mesma. Através destes meus novos conhecimentos pude levar para minha sala de aula uma nova maneira de educar, sendo dinâmica e criativa. Fiz a diferença, apesar de que a necessidade individual de meus alunos ser imensa as vezes passo horas buscando novas maneiras de saná-las, pois a maioria vem da zona rural onde a carência de recursos tecnológicos são quase inexistentes, o que faz com que minha missão se torne cada vez mais difícil mas não impossível.
0 comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário